PSICOLOGIA

PSICOLOGIA
PSICOLOGA LUCIANA VOOS CRP 06/75105

Pesquisar este blog

domingo, 19 de dezembro de 2010

A mulher


A poucos dias, fiz uma reflexão sobre o lugar da mulher na sociedade atual. Tanta cobrança, tanta expectativa, parece tão dificil ser mulher hoje que provavelmente, so uma mulher que reflete e se preocupe com isso, entende o que estou tentando dizer. Sei que não basta ficarmos focadas em corpos perfeitos como vemos tanto por ai... contudo é inevitável dizer que isso (e tantas outras coisas) são ESPERADAS de nós... e por que não dizer somos COBRADAS disso. Quantas vezes somos elogiadas por ser magra, como se fosse uma qualidade. Ou criticadas por não ser tão magras como esperam que sejamos... Ser bonita, estar bonita, sentir-se bonita.... como definir e viver isso? O feminino se perde nesse mundo patriarcal... eu amo trabalhar, ser ativa, construir e crescer... mas sei que preciso ser delicada, afetiva, preciso de tempo para gestar, para alimentar, para cuidar, para ouvir, para simplesmente e magicamente estar junto... como faz falta alguém que simplesmente quer estar junto de nós... Não sei se acho esse tempo desejado atualmente, mas com certeza ele fica faltando dentro de mim como nunca faltará na alma de um homem. Vou como todas as mulheres, tentando equilibrar, tentando me achar, tentando ser mulher de verdade, com tudo o que uma alma feminina busca e precisa. Mas o pensamento que me cobra, que busca produção, ação, nunca me abandona, não me deixa em paz... como se ja estivesse impregnado em mim. Parar pode me atormentar, pode dizer-me que não estou sendo boa o suficiente, inteligente o suficiente, feliz o suficiente... busco a paz de um colo de mãe que simplesmente existe, acolhe, e nina sem nada pensar, sem nada refletir, sem nada cobrar... Busco apenas ser mulher, aceita como uma mulher, busco poder chorar por chorar, como uma mulher que precisa expressar toda a profundidade de sua alma e só deseja ser vista e amada... nada mais.

"As mulheres não foram feitas para a fuga. Quando correm é porque desejam ser perseguidas." (Jean-Jacques Rousseau)

"Uma mulher bonita não é aquela de quem se elogiam as pernas ou os braços, mas aquela cuja inteira aparência é de tal beleza que não deixa possibilidades para admirar as partes isoladas." (Séneca)

"Cem homens podem formar um acampamento, mas é preciso uma mulher para se fazer um lar." Provérbio Chinês

"Na vida do homem, o amor é uma coisa a parte, na da mulher, é toda a vida." Lord Byron

foto de Deusas Celtas

Nenhum comentário:

Postar um comentário