PSICOLOGIA

PSICOLOGIA
PSICOLOGA LUCIANA VOOS CRP 06/75105

Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Liberdade, liberdade, abra as asas sobre nós....


O que é liberdade pra voce? Olhando para os conceitos existentes, da pra viajar um pouco nesse conceito.... Jung falou de liberdade como um desejo apaixonado de tornar-se si mesmo, ou seja, atender ao instinto de individuação. Ele abre uma reflexão de como liberdade e a necessidade estão inseparavelmente entrelaçadas. Então liberdade não é necessariamente fazer o que se quer mas fazer o que tem que ser feito, de acordo com seu Daimon, seu chamado. Mas para isso o ego precisa ter certa autonomia e medida de controle sobre a consciencia. Ao longo de nossa infancia, a gama de liberdade pessoal é testada, desafiada e expandida. Ve-se que as pessoas jovens frequentemente vivem com a ilusão de possuir muito maior autodominio e livre-arbitrio do que é psicologicamente verdadeiro. Achamos que as limitações da liberdade vem de fora, da sociedade e de regulamentações externas contudo é possivel dizer que somos tão escravos da nossa própria estrutura de caráter e demonios internos quanto da autoridade externa. Isso normalmente acaba sendo percebido somente na segunda metade da vida quando pode ocorrer uma consciencia cada vez mais nítida de que somos nossos piores inimigos, os mais implacaveis criticos e os que mais exigimos de nos proprios em nosso trabalho.
As vezes olhamos a liberdade pelas escolhas... uma criança pode ser estimulada a exercitar o livre arbitrio e escolher sua roupa entre tres peças. O ego da criança sente-se gratificado, pois está livre para escolher o que quer contudo a vontade da criança é limitada por muitos fatores: o sutil desejo de agradar ao pai ou mãe, ou talvez o desejo de rebelar-se contra eles, por exemplo.Portanto nossa real gama de livre arbitrio é como o da criança, limitada por habito, pressão, disponibilidade, condicionamento entre outros.Enfim, se voce se acha preso ou amarrado por alguma coisa, se acha que tem algo na tua vida que tira a tua liberdade, comece a olhar pra dentro de voce e se perguntar o que realmente te motiva a tomar tuas decisões. Aceite que assim como não podemos controlar o mundo externo, muitas vezes não podemos tambem controlar conteudos internos e podemos agir em função deles , sem nos darmos conta disso. "Em termos gerais, é o conteúdo do inconsciente que reduz o livre-arbitrio do ego. O Apostolo Paulo expressou isso classicamente quando confessou: 'Porque nem mesmo compreendo o meu proprio modo de agir, pois não faço o que prefiro e, sim, o que detesto... Pois o querer o bem está em mim; não, porém, o faze-lo.'"

Quer saber o que é liberdade pra mim? Sentir, sentir, sentir... Poder ser eu sempre... ser aceita, primeiramente por mim, claro!!!!!!!!!!!!!!! Segue um trecho de uma música que faz com que me sinta livre.... Bjus, bjus!!

I'm Yours - Jason Mraz

Bem, abra sua mente e veja como eu
Abra seus planos, e droga, você é livre
Olhe dentro do seu coração e você encontrará amor, amor, amor
Ouça a música do momento, pessoas dançam e cantam
Somos apenas uma grande família
É seu direito divino de ser amado amar amado amar
Acho que o que quero dizer é que não há nenhuma razão melhor (do que ser livre)
Para te livrar da vaidade e apenas ir com as estações
É o que pretendemos fazer, o nosso nome é a nossa virtude
Eu não hesitarei mais, não mais
Isso não pode mais esperar, tenho certeza
Não há necessidade de complicar, nosso tempo é curto e não pode esperar mais

Alguns trechos foram tirados dos livros:
- Jung o mapa da alma, Murray Stein
- Pressupostos Miticos de C.G.Jung: leitura do destino, Zilda Marengo Piagenti
- Jung e o Cristianismo , Christopher Bryant
- Desenvolvimento adulto de CGJUNG, John Raphael Staude
- imagem da net

Nenhum comentário:

Postar um comentário