PSICOLOGIA

PSICOLOGIA
PSICOLOGA LUCIANA VOOS CRP 06/75105

Pesquisar este blog

sábado, 19 de março de 2011

O Feminino


Bom, pensaremos sobre o que é o feminino. Claro que essa palavra logo remete á mulher contudo estamos falando do feminino que há na mulher (que predomina) e no homem (como auxiliar). O feminino está ligado a atitudes consideradas femininas, desde os homens das cavernas nas quais mulheres cuidavam do filhos e de preparar o alimento, e o homem precisava de coragem e força fisica para ir caçar. A feminilidade é relacionada á caracteristicas tais como: amor, afeto, devoção, afinidade, calor humano, graça; assim como a masculinidade está relacionada á competição, poder, conquista, coragem, dominio, autoridade, regras, lei, diferenciação.

Interessante é como o autor fala da diferença em que tais caracteristicas tem em culturas diferentes como a Ocidental e a Oriental. Do nosso lado o desenvolvimento tecnologico fala mais alto em detrimento dos sentimentos e relacionamentos humanos. Na India, por exemplo, ocorre o contrário, eles se recusam a adotar qualquer tecnologia que direta ou indiretamente possa colocar em risco os relacionamentos humanos e os valores femininos. "Para resguardar os valores femininos a Ìndia sacrificou o progresso industrial". Nenhuma das duas pode ser considerada como totalmente certas pois ambas escolhas tem seu preço. Contudo, talvez o sucesso do filme Comer, REzar e amar (em alguns lugares pois muitos críticos ocidentais ainda não compreendem a mensagem do resgate do feminino que o filme traz) nos mostre que precisamos conciliar as coisas urgentemente. Uma americana perde o sentido da vida (caracteristica tipicamente feminina) e vai em busca de si mesmo. O grande desafio é reconquista-la... não está sendo nada fácil.

Bjus, Bjus

Johnson, Robert, a Feminilidade perdida e reconquistada
Imagem da net.

Um comentário:

  1. E a sexualidade feminina não entraria aqui neste contexto? Será q a mulher é só sentimento? E a sexualidade feminina onde entraria? Já temos um comprimido q tem o mesmo efeito q o viagra para as mulheres, será q vai dar certo? Será q a sexualidade feminina continuaria um tabu?

    ResponderExcluir