PSICOLOGIA

PSICOLOGIA
PSICOLOGA LUCIANA VOOS CRP 06/75105

Pesquisar este blog

sábado, 23 de abril de 2011

Dr. House e o arquétipo do Curador Ferido




Toda atividade humana possui um padrão interno, inato de organização. Todos nossos atos e pensamentos são sempre determinados por uma constelação arquetípica. O Arquétipo do Curador Ferido é muito interessante e fala bem da nossa profissão. Muitos acreditam que psicólogos são pessoas que não sentem, não choram, não tem nenhum tipo de dor emocional ou problemas. Há uma dificuldade em aceitar nosso lado humano como se tivéssemos que ser Deus para poder ajudar na cura de alguém. Pois eu digo que o aluno de psicologia, quando entra na Faculdade, a primeira orientação que recebe é a de que deve fazer psicoterapia e conhecer melhor seu movimento interior e suas feridas. Manter uma postura auto imune como se fossemos inatingiveis nos afasta dos pacientes. Para termos empatia pelo sofrimento alheio precisamos existir como humanos.

Quíron, o centauro, faz parte da mitologia grega; era um curador que possuia uma ferida eternamente aberta. Este ferimento próprio é que lhe garantia a possibilidade de curar o próximo.

Dr House, a série de um médico genial e arrogante, que descobre a cura para casos que nenhum outro médico consegue decifrar, personifica o mito de Quiron. Ao sofrer por um erro médico no qual a ferida na perna se manteve por toda a vida,, com muita dor, House tornou-se um obsecado por descobrir a cura de quem quer que fosse. Assim como Quiron, House é considerado superior por seus próprios pares. Num determinado momento da série, House que tem problemas com o pai, descobre que não é filho legitimo do mesmo. Abandonado, Quiron foi encontrado por Apolo que o criou como pai adotivo e lhe ensinou todos os seus conhecimentos. Ele se torna então médico, sábio, terapeuta, professor, profeta e músico. Vemos House envolvido com música durante a série, tocando e as vezes cantando; age como terapeuta o tempo todo quando tenta entender a mente das pessoas que trata e que convivem com ele. Analisa tudo o tempo todo. Mas dentro disso tudo, ele, assim como Quíron, acaba por se ferir e se envenenar o que tornou seu sofrimento muito grande a ponto de ser internado num hospital psiquiátrico.
House é um homem ferido no corpo e na alma e precisa lutar contra medos de se envolver emocionalmente. Demora vários episódios para que ele consiga reconhecer que sofre e que se esconde atrás de sua racionalidade para depois começar a se curar de verdade, a se enfrentar em uma psicoterapia. Assim, através de seu esforço por curar o outro, ele acaba por se curar também.

Todos nós temos esse padrão arquetípico dentro de nós, ou seja, o Quiron que há em voce mostra uma área em que voce é talentoso, tem habilidades mas também foi ferido e tem que estar atento para agir de forma positiva naquele setor. E por este padrão, parece que é quando buscamos a cura do outro que acabamos por nos encontrar. Apesar da figura de Quiron ser algo irreal, metade cavalo, metade humano, ele é um mito da humanidade. Temos em nós uma mescla de opostos e contradições, metade bestiais e metade divinos. Podemos tanto curar quanto agir com brutalidade.

"Cabe a nós escolhermos o caminho cicatrizante da compaixão e da aceitação das limitações mortais, em vez da corrupção persistente do ressentimento íntimo contra a vida" (Greene)

Só para registrar, o maior constelador do Arquétipo do Curador ferido foi Jesus Cristo. Em outro momento vale reservar um espaço especial, só para escrever mais sobre Ele. Bjus

Referencias:
Uma viagem através dos mitos: o significado dos mitos como um guia para a vida Por L Greene
Imagem da Net; pesquisas na net.

2 comentários:

  1. Maravilhoso Luciana Voos, faço Psicologia e assim como Dr. House e Quiron tenho minhas feridas e em aula de depoimentos dei o meu e a minha prof me indicou pra ler "o mito de Quiron". Fico feliz por ter achado e lido esse blog com sua explanação maravilhosa e autêntica e o final com fechamento de ouro mostrando q o maior curador foi o q mais sofreu. Bjos linda, q Deus te abençoe.

    ResponderExcluir