PSICOLOGIA

PSICOLOGIA
PSICOLOGA LUCIANA VOOS CRP 06/75105

Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de abril de 2011

Para que serve essa maldita beleza?



Se eu for procurar literatura sobre a cultura da beleza vou achar muita. Mas não quero falar com os raciocínios de uma psicóloga, quero perguntar com o coração de uma mulher: Para que serve a maldita beleza? Não me diga que ela abre portas, sim ela abre, inclusive as portas do inferno. Se você não souber lidar com ela e se proteger atrai tudo o que se pode imaginar de ruim na sua vida, desde relacionamentos como trabalhos.

Para que serve essa maldita beleza? Não me diga que você será mais amado... será amado ou desejado? Já teve um desejo incontrolável de comer brigadeiro? Experimenta comer 30... não ira querer ver brigadeiro por muito tempo. Desejo passa, um dia alguém vai te olhar com o mesmo nojo que olha para o trigésimo brigadeiro.

Para que serve essa maldita beleza? Para obter conquistas... já pensou como se sentiria sendo uma conquista de alguém? Sabe aquela situação de se sentir um troféu na mão de alguém... ser um premio pra alguém quase como se ganhasse um carro. Entao você fica desesperada porque se o carro quebra logo se troca por outro. Hoje em dia não precisa nem quebrar, é so enjoar.

Para que serve essa maldita beleza? Não me diga que faz bem a quem vê....somos humanos... teremos dias de olhos inchados, de gripes e nariz escorrendo,de rugas, de descabelada, de brotoeja ... isso faz parte do que você é... você tem o direito de se entregar, de sofrer, de ser espontâneo, de ser frágil (não significa ser fraco). È horrível quando sofremos e ainda temos que fingir que não sofremos para nos mantermos no nosso ideal de perfeição, para não passar a imagem de fraco.

E se eu quiser comer tudo o que eu gosto... e se eu engordar.... e se minha pele não for tão lisa quanto deveria.... como isso pode incomodar o outro? Devo fazer o que então , ficar sozinha, me isolar ate vestir novamente a máscara de boneca, de um corpo moldado, sem sentimentos, sem vida, sem marcas ? Porque incomoda tanto ser apenas humano, com tudo o que temos direito de ser, com qualidades e defeitos? Tanta evolução tecnológica e ainda queremos ser Deus? Para que? O que nos falta que buscamos nas idealizações? Porque os teus olhos não me vêem? Porque não enxergam minha verdadeira beleza? Talvez eu passe a vida me fazendo essa pergunta e talvez ache milhões de teorias que expliquem o movimento da sociedade diante da beleza estética... mas não tenho como não sentir, como não me indignar com tanto sofrimento para nada... com certeza só se liberta da ditadura dessa sociedade quem consegue reconhecer a verdadeira beleza. Eu concordo que a beleza é fundamental, so não acho que as pessoas consigam enxergá-la verdadeiramente. Eu conheço mulheres lindas que choram... por não se sentirem amadas, respeitadas, por não conhecer ninguém capaz de ve-las de verdade, por acharem que são feias mesmo sendo lindas! Não da...simplesmente não da...

foto: propaganda da Dove sobre a verdadeira beleza feminina.
Video: fonte youtube One of Us (postei esse video não para falar de Deus mas do Sagrado que existe em cada um de nós... lembre-se disso no momento em que julgar alguem pela aparencia ou não conseguir aceitar o outro como ele é...)

Um comentário: