PSICOLOGIA

PSICOLOGIA
PSICOLOGA LUCIANA VOOS CRP 06/75105

Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Todos nós nascemos originais e morremos cópias. Jung




Quando nascemos temos potenciais que pedem para serem descobertos e desenvolvidos ao longo da vida. Mas a vida traz surpresas que nos afetam, muitas vezes de forma negativa... Na tentativa de não sofrer e de nos adaptar, na busca de amor e na tentativa de não sermos rejeitados vamos tentando nos moldar e acabamos por repetir padrões...

Jung diz "O sofrimento precisa ser superado, e o único meio de superá-lo é suportando-o.", mas as vezes ele é tão grande e tão solitário que nem sempre acreditamos que podemos suportá-lo. É solitário pois, por mais que uma pessoa queira o seu bem, dificilmente voce encontra alguém que veja de verdade sua dor e consiga compartilha-la com voce... sei que a dor é de cada um, somos nós que temos que passar e superar mas sozinho com certeza é mais pesado e mais dificil.

Jung também diz que "Tudo aquilo que não enfrentamos em vida acaba se tornando o nosso destino." Comentei isso com uma amiga nessa semana e ela se assustou... rsrs... Na verdade, se voce parar pra pensar é mesmo assustador... porque nem sempre conhecemos nossas forças para enfrentar os medos!! Precisamos ter criatividade para buscar ajuda, para fortalecer nosso ego e poder enfrentar esse monstro. Busque ajuda sempre mas não espere que sempre será ajudado... ás vezes sim, mas ás vezes as pessoas não vão nem te entender, quanto mais conseguirão te ajudar. Mas não desista, em algum lugar, talvez onde voce menos espera um coração irá te reconhecer, te entender ou pelo menos terá o desejo de estar perto de voce, mesmo que não entenda nada. A luta é nossa mas o mundo é grande, cheio de possibilidades... muitas vezes encontramos flechas que são cravadas em nosso coração, pedras que são atiradas em nossas cabeças, mãos fechadas, empunhadas para nos derrubar. Cuidado para não achar que tudo isso prova que voce não é amada ou que não merece realizar seus sonhos. Ser humano nenhum nesse neste mundo pode ter o poder de te julgar e muito menos de te condenar.

Abra seu coração e enfrente mesmo que para isso precise superar o desejo de ser cuidado pelo outro ... vá no seu tempo... é muito provavel que voce seja mais forte do que realmente imagina que é... a maioria das coisas que lhe pertercem precisam ser buscadas por voce mesmo, e por mais ninguém. As vezes estamos carentes mas a carencia pode pressupor que voce é vazio, sem recursos... ser carente é não ter algo o suficiente ai partimos para obte-lo no outro... talvez precisamos perceber que temos muita coisa por fazer por nós mesmos, o outro participa, complementa, mas não tapa buraco de ninguém... buscar ajuda sim mas não responsabilizar o outro por nossa vida senão ativamos o arquetipo da vitima e ficaremos o resto da vida buscando sem encontrar. Poucas vezes na minha vida conheci alguém carente no sentido de não ter recurso nenhum para superar suas dificuldades... nem as crianças, nem pessoas com deficiencias... Todos são capazes, cada um com seus limites mas se querem ser vítimas... talvez o serão por uma vida toda... apenas se quiserem.

É doloroso mas não vejo outro caminho melhor para me encontrar. Que me sigam então os corajosos.

"O amor é como Deus: ambos só se oferecem a seus serviçais mais corajosos." Jung

Imagem da net

3 comentários:

  1. A afirmação diz que morreremos cópias. Então não poderemos escapar do que nos espera. Certo? Sabe, não entendo muito bem, apesar de compreender seu ponto de vista explicado no texto. Sinto que temos sim, nossa parte vítima! Ainda que reclamar seja um procedimento "inadequado", na vida como a encontramos hoje, cada um faz aquilo que está mais inclinado a fazer. Existe momento pra tudo, como a expressão diz ser. Se há um tempo e motivo, para a ação, existirá um espaço e sabedoria, para o repouso.

    ResponderExcluir
  2. cabe a nós transcender da nossa cultura inicial para uma nova perspectiva,para que não sejamos mais uma cópia em meio de varias outras...

    ResponderExcluir
  3. Como tenho dificuldade de concordar com essa frase de Jung, pauto-me pela frase de Victor Hugo(1802-1885): “Não imites nada nem ninguém. Um leão que copia um leão torna-se um macaco.”

    ResponderExcluir