PSICOLOGIA

PSICOLOGIA
PSICOLOGA LUCIANA VOOS CRP 06/75105

Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Voce ta se achando....




Voce ja conheceu aquela pessoa que se acha? Não to falando de quem reconhece seus valores mas aquela que se acha mesmo, o ultimo biscoito do pacote? Então, saiba que a psicologia explica...rsrsrs...

Bom,começamos falando do Ego... ele é o centro da consciencia, é aquela parte da mente que nos ajuda a definir quem somos e o que queremos. O ego é a maneira que a consciência tem de tomar conhecimento de nossos conteudos mais profundos e do mundo tambem. Ele é formado por uma percepção geral de nosso corpo e existência e, a seguir, pelos registros de nossa memória. É através da consciência que existe a possibilidade de reconhecermos de maneira real e focal os objetos do mundo.

Falaremos então daquele cidadão (ou cidadã) que se acha... falamos de ego inflado. Para entendermos melhor o ego inflado precisamos falar do Self:

"O self é o Si mesmo, é uma IMAGEM arquetípica do potencial mais pleno do homem; é o arquétipo do ego; Sabe quando falamos de nossa alma... então, é o self, aquele centro que nos incomoda, que nos diz o que satisfaz nossa alma.

O self surge do inconsciente em sonhos, fantasias e estados de consciência alterada para dar direção. Na primeira metade da vida, o ego tenta identificar-se com o self e apropriar o poder do self a serviço do crescimento e diferenciação do ego.
Durante este tempo, o ego pode tornar-se inflado com um sentimento irrealista de poder - a arrogância da juventude. Se cortado do self, o ego pode ser alienado e deprimido.

Portanto ego inflado é quando a pessoa se identifica com um sentimento, uma imagem, uma persona (máscara) e começa a agir em funçao dela. É como se ela pudesse tudo. A pessoa se identifica com algo que está em seu inconsciente e perde o contato com a sua humanidade pessoal. A pessoa cria uma máscara para viver e se identifica com essa máscara; os demais aspectos de sua personalidade são postos de lado.

A pessoa começa a ter um senso exagerado da própria importäncia. Essa pessoa "impõe-se" ás demais. Acabam exigindo dos outros que sejam como elas. Vai buscar aprovação nas pessoas e se ressentem se não encontram.
Num momento estão em euforia, alegria total. Mas acabam caindo num sentimento de inferioridade e de recriminação a si mesma quando se sente incapaz de corresponder aos padrões que dela esperam. Acabam se sentindo alheias á comunidade e alimentam sentimentos de solidão e distanciamento. Essa pessoa so vai entrar em contato com sua verdadeira alma quando abandonar o ego inflado e muitas vezes isso so ocorre depois de muito sofrimento, infelizmente.

Uma pessoa com ego inflado esta tendo dificuldades de adaptar-se ao meio em que vive por isso é passivel de cometer graves erro de julgamento. Ela perde a noção de convenções sociais relacionadas, seja com pessoas, seja com valores.O ego inflado é uma maneira da pessoa tentar lidar com o medo da rejeição. O Ego tem necessidade de se identificar com as pessoas, para enxergar seu conflito e tentar ampliar a si mesmo, e o Ego acaba fazendo isso...

Bom, tudo o que infla sobe... vive acima da terra, das pessoas... vive como se fosse Deus que pode tudo... Se voce não esta com os pés no chão, cuidado com a queda... O contrário do ego inflado é a humildade... Humildade é a grandiosidade dos simples; não é a desvalorização do ego, do eu. Pelo dicionario é sentimento proveniente do conhecimento dos próprios erros ou defeitos, é respeito. Quando tiramos nossos pés do chão perdemos o contato verdadeiro com o outro. Nos relacionamos com aquilo que queremos ouvir e ver, com aquilo que infla nosso eu... mas não estamos em contato com a realidade e sim com o mundo que criamos para não sofrermos... Ter auto estima é uma coisa, achar que vocé esta acima de tudo e de todos é outra... Voce não precisa tirar os pés do chão para ser feliz, não precisa ser melhor que ninguém. Seja voce... pode ter certeza de que ser voce ja é muito, muito bom!!!

Bjus, bjus

Lu


Referencias:
Introducao á psicologia Junguiana (Hall, Nordby)
www.clicnews.com.brhttp://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/humildade
imagem: www.ambrosia.com.br/

Um comentário:

  1. amei, nunca vi declaração e explicaçao mais linda. eu conheço muitas pessoas assim. que sentem-se os donos do mundo que poderiamos dizer pensam que são deuses. eu adorei a explicação muito boa hein!

    ResponderExcluir