PSICOLOGIA

PSICOLOGIA
PSICOLOGA LUCIANA VOOS CRP 06/75105

Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Aguas da vida....



Quando se tem contato com a agua, se dilui, flui, refresca. Podemos estar vivendo em aguas claras e refrescantes ou em aguas paradas, pantanosas, escuras, estagnada.

"a agua, com seu movimento fluente, contorna obstáculos sem se deter perante eles." Vera Lucia

E voce, como lida com os obstáculos de sua vida? Se culpa, sente-se fracassado, estagna, enfrenta, passa por cima? Lutar contra as dificuldades muitas vezes nos torna rígidos, sem fluidez. Precisamos aprender a contorna-las, deixando se levar pelo movimento da água.

Assim são nossos sentimentos. Muitas vezes ficamos presos em seguir regras, fazer o que se espera de nós ou atender padrões prontos para alcançar a tal felicidade e esquecemos de observar o valor que damos ás coisas. Todas as ações devem levar em conta o sentimento.

"A troca afetiva implica entrega ao movimento do dar e receber. Uma pessoa imatura é egocentrica e so quer receber. Por outro lado, a pessoa que não sabe receber tambem não sabe dar..." Vera Lucia

O excesso de agua em nossa vida pode fazer com que nos afoguemos em nossos sentimentos, viramos o famoso "melindroso", não pode falar nada que magoa. Pessoa sentimental demais tambem se afoga no outro, tem relações simbioticas, não existe sem o outro, precisa ver 24 horas por dia, so pensa e respira o outro... perde a propria identidade no outro. É preciso então de materia para não afogar, ou seja, por o pe no chão... tambem podemos evaporar a agua, ou seja, ver nossa vida do alto, sair do peso das emoções e enxergar de cima.

Água também é mar
E aqui na praia
também é margem

Já que não é urgente
Aguente e sente
aguarde o temporal
Chuva também
é água do mar lavada

No céu imagem
Há que tirar o sapato
e pisar
Com tato nesse litoral

Gire a torneira,
Perigas ver
Inunda o mundo,
o barco é você

Na distância, há de sonhar
Há de estancar
Gotas tantas não demora
Sede estranha

Marisa Monte (veja o video abaixo- youtube)
Imagem da net / texto baseado no livro Corpo poético de Vera Lucia Paes

Próximo Texto: a luz do fogo que queima mas aquece e ilumina. Bjus, Bjus
Luciana Voos

Nenhum comentário:

Postar um comentário