PSICOLOGIA

PSICOLOGIA
PSICOLOGA LUCIANA VOOS CRP 06/75105

Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Voce sabe o que quer?



Ouvi nesse final de semana, numa conversa com uma amiga, que existe atualmente uma nova geração. Não falava das crianças de hoje mas de novos adultos. Homens e mulheres que vivem de uma forma diferente de quando tinham seus 20 anos.
Ontem li um texto que fala sobre a influencia de Dionisio* nessa geração.  A busca de prazeres imediatos levam as pessoas a perderem a referencia do certo e errado, bom e ruim... o que é ético ou não. O mundo capitalista dita o que devemos ou não fazer e vamos seguindo e anulando os desejos mais profundos de nossa alma. Nem sequer a ouvimos na maioria das vezes.
Sinto que estamos cercados de pessoas constantemente insatisfeitas. Estão em um relacionamento querendo ter outros .... estão sozinhos querendo seu relacionamento de volta.

*"De origem estrangeira, Dionísio tornou-se para os gregos o deus do vinho e da vegetação, associado a bebedeiras e comer em excesso. 
Dionísio, ou Baco, para os romanos, era filho de Zeus (Júpiter) e de Semele, fi-lha de Cadmo e Harmonia. 
A mocidade do deus é eterna e por isso ele é comumente representado com a aparência de um jovem risonho e imberbe, segurando em uma das mãos um cacho de uvas ou um chifre em forma de taça, na outra um bastão enfeitado com folhagens e fitas, e vestido com um manto de cor púrpura, que é a mesma do vinho ( referencia: mitobook.blogpot.com.br)"

 
Talvez estejamos vivendo o grande mal da Vaidade,  ja admitida pela Igreja Católica como podendo ser considerada um novo pecado capital . Achamos que o vaidoso é aquele que se arruma demais, gasta muito tempo e dinheiro em se arrumar e cuidar do corpo. É isso também mas o que muita gente não sabe que é muito mais do que isso.
Quando voce escolhe uma pessoa para estar ao seu lado que, de alguma forma, voce acredita que vai agregar valor a quem voce é: um homem rico, uma pessoa de status na sociedade, uma mulher bonita.... isso é pura vaidade. Quando curte seduzir somente pelo prazer de seduzir.... isso é vaidade. Quando o excesso de conquistas o fazem acreditar que é poderoso ou o excesso de elogios a fazem se sentir poderosa... pura vaidade.
Não há amor onde há poder... ja dizia Jung. Isso porque voce busca ter, possuir ao inves de Ser.

Quem é... verdadeiramente, sinceramente, humildemente não precisa ficar agregando posses para ter valor.
Saiba que os valores que voce tem estão em voce e não no que voce possui. O que voce possui vem e vai, so faz parte do cenario. Se voce é um idiota, continuara sendo... independente do carro ou da mulher que possui. Se voce é fraca, continuará sendo independente se o seu homem tem dinheiro ou não.

Passamos incessantemente buscando posses... quero carro, quero casa, quero filho, quero marido... quero cargo.... alguém quer construir seus bens? Alguém quer ser mãe ao invés de ter um filho? Quer acordar de madrugada, enfrentar birras, quer ter o trabalho de educar e formar o caráter de um ser humano? Para isso terá que abrir mão de outras coisas para se dedicar a isso. Ja pensou nisso? Ja pensou que todo ganho vem acompanhado de uma perda?
Ja pensou que a vida é construida.... Fomos expulsos do Paraiso para que tivessemos a liberdade de construir nossa propria historia mas ainda continuamos querendo viver de prazeres imediatos. Liberdade não é fazer o que voce quer quando quer....Liberdade é saber escolher o que é melhor para voce, arcando com as consequências da sua escolha.

Lamento que nossa geraçao esteja vivendo um momento tão dificil como esse... Precisamos de menos sentimento e mais razao agora.... ( o sentimento é ótimo e necessário mas precisamos distingui-lo das ilusões). A razao é  aquela que diz que "voce pode tudo mas nem tudo lhe convem" (1 Corintios 6 Biblia Sagrada). A razao é aquela que diz que não vale a pena tentar ter um filho para ser feliz.... não use um ser humano para mais uma satisfação imediata sua. Ela diz:  seja feliz para ter um filho.

Tudo o que existe de real valor foi construido de alguma forma. Se voce nasce rico com certeza seu pai ou seu avo idealizaram e lutaram muito para construir tudo. Portanto não apenas viva como um animal instintivo... Construa sua historia... afinal daqui a pouco tudo sera cinzas... o que se leva dessa vida afinal?


- referencia do texto Neurose de carater, ganancia e corrupção do Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa..
- Imagem do blog mitobook.blogpot.com.br
- Agradecimento a Adriana Beatriz pela conversa  inspiradora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário