PSICOLOGIA

PSICOLOGIA
PSICOLOGA LUCIANA VOOS CRP 06/75105

Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

VAIDADE.... DOCE VAIDADE




Ahhh vaidade... o que é a vaidade?

Vaidade  pelo dicionario Aurelius:
vai.da.de
sf (lat vanitate) 1 Qualidade do que é vão, instável ou de pouca duração. 2 Desejo imoderado e infundado de merecer a admiração dos outros. 3 Vanglória, ostentação. 4 Presunção malfundada de si, do próprio mérito; fatuidade, ostentação. 5 Coisa vã, fútil, sem sentido. 6 Futilidade. V. de língua: jactância, presunção.

A vaidade tem sido amenizada constantemente em nossa cultura capitalista. É comum  as pessoas dizerem que sao vaidosas no limite certo, que ser vaidoso significa se cuidar bem. Ai esconde o perigo.

Ao contrario do que pensam, vaidade não se trata somente de estar bem vestido, cheiroso, bem cuidado.
A vaidade contem a ideia do valor que achamos que temos ou queremos ter. Tem a ver como a noção de poder pessoal.

Eu me visto com roupa da marca "tal" pois assim serei elogiada e me sentirei especial, de valor, melhor do que outras mulheres. Eu me caso com um homem bonito, rico, com status social ou sedutor, carismático porque acredito que, se ele me escolheu, sou especial, sou melhor do que as outras mulheres, sou a "primeira dama". Quando penso assim desconsidero totalmente o outro, seus sentimentos e desejos e assim que me deparar com suas dificuldades e falhas, inevitavelmente me decepcionarei e o abandonarei. Ele perde a função de me fazer sentir especial.  Isso tudo é vaidade. Agregar a uma pessoa ou a um objeto seu próprio valor pessoal é uma grande e perigosa ilusão. É exigir do outro o que ele nunca poderá corresponder

E vou te dizer algo que voce precisa  parar para pensar: a vaidade não vem da alma... é a ponta do iceberg.... ouso dizer que a vaidade reside na persona, na máscara, no que a gente tem de mais superficial, no que a gente usa para se adaptar ao mundo.

Na essência, lá no fundo, não é um homem bonito, sedutor, rico, ou um corpo perfeito, uma carro caro que te agrega valor, que confirma que você é uma mulher de valor, poderosa e interessante.

O Valor que voce tem, ou ja existe em voce ou não. Se você não é uma mulher de valor, homem nenhum vai te agregar isso. Se voce é uma mulher de valor, forte, independente, poderosa, amorosa.... não importa o homem que passa pela sua vida.... não importa se o outro ve e da valor a isso ou não..... pode ser que um homem passe pela sua vida e não veja seu valor como mulher..... isso não quer dizer que voce não o tenha. Pode ser que voce conheça um homem que "encha sua bola" porque quer usar voce para suas próprias conquistas.... isso não te agregará nada.... pura vaidade. .

O olhar  do outro não muda e não determina quem voce é..... Voce é o que é... nem mais , nem menos...simples assim. Invista no seu próprio olhar para reforçar ou descobrir quem voce realmente é.....

Mas, na realidade,  a gente gosta de "encher" o olhar do outro.... gostamos de ser admirados, desejados, observados.... como se isso provasse para o outro que somos especiais....vivemos nessa fantasia de que isso nos torna especiais e valorosos.... por um momento sim.... mas pode apostar.... a longo prazo seremos usados e descartados.... isso é inevitável...quer ser especial.... sinta, esteja presente.... ouça quem está ao seu lado... se interesse de fato por quem ele é e pelo que ele precisa.... dessa forma se tornará única e insubstituível....Se ele não se contentar com isso.... com certeza não é capaz de perceber tamanho valor do seu amor....

Desconfie daquele que te engrandece em um minuto de conversa. Desconfie daquele que te quer quando voce esta com outro.... Desconfie daquele que te promete "mundos e fundos" em pouco tempo de convivência. Ele está falando e pensando em si próprio e não em  voce....Se voce quer algo real, concreto e duradouro, seja valorosa por si só.... invista em quem realmente esta presente em sua vida e não em quem alimenta seu ego. Não busque seu valor nos outros... ele não esta lá.... ou voce tem valor ou não.... aceite isso!!!! Valide isso por si só e não aceite menos que isso.... não vale a pena!!!!

Bjus

Luciana Voos 



Nenhum comentário:

Postar um comentário