PSICOLOGIA

PSICOLOGIA
PSICOLOGA LUCIANA VOOS CRP 06/75105

Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Sedução



Sedução:  a capacidade de chamar a atenção do outro sobre si de forma benevolente.

É uma habilidade natural do ser humano... alguns já nascem com ela mais latente, so precisam aperfeiçoa-la. Outros, a maioria de nós, precisamos desenvolve-la ao longo da vida.

O modo como seduzimos é definido nas primeiras relações humanas, com pai e mãe. Dependendo de como essas relaçoes são vivenciadas e interpretadas, desenvolveremos um padrão de sedução... ou não sedução.

 O que nunca podemos esquecer é que a sedução implica responsabilidades sobre o seduzido.

"tu te tornas responsavel por aquilo que cativas" Saint Exupery

"Seduzir de forma narcisistica, inconsequente , apenas por vaidade ou estratégia de poder, gera consequencias dilapidadoras." Roberto Bo Goldkorn

A sedução em si não é má,  mas quando é patologica pode causar muitos danos. Exemplos de sedutores patologicos:
- O narciso Ze bonitinho : finge ter cultura, se arruma muito, usa roupas de acordo com a conquista.
- O invejoso: é um disfuncional emocional, que não se sente bem na propria pele. Seduz mas depois culpa o outro por ser melhor do que ele.
- O vingador: seduz, obtem a submissão da pessoa e depois a mortificação. Se acha vitima do mundo.Mulheres consoladoras ou salvadoras da patria caem nessa.
- O corrosivo: ele na forma de brincadeira cutuca o outro e o menospreza. Finge estar brincando mas tenta diminuir o outro. Põe o dedo na ferida.
- O Profissional: é raro mas letal; Fracasso na vida profissional mas faz sucesso com mulheres (ou homens);  ausencia de sentimentos genuinos. Normalmente buscam recursos financeiros no outro.
- O carente: parece estranho mas muita gente se encanta em ajudar um carente. A seduçao do coitado so existe porque precisamos nos sentir superior a alguem.
- O comediante: esta sempre fazendo piadas e rindo. Ninguem o leva a serio mas baixa a guarda para ele. Ai, quando ele resolve falar serio, entra numa profundidade que encanta.
- O mentiroso patologico: o pior de todos; atras de um mentiroso sempre vem um ladrão (Filme Ray) ele costuma ter um ego patologicamente inflado, ou seja, se acha.

Por tras de um sedutor patologico há um forte ego infantil que fala mais alto do que qualquer coisa, faz com que busquem incessantemente atrair a atençao do outro, sobre qualquer outra missão.

"Relações iniciadas tendo a sensualidade como unico ponto focal da atração podem migrar para niveis mais elevados e profundos do ser, mas dificilmente acontece." Roberto Bo Goldkorn

Não falamos da sedução somente voltada para sexualidade mas muitas vezes precisamos dela para vender a própria imagem. Atualmente precisamos seduzir o cliente para vendermos nosso produto, seja ele qual for. É uma faca de dois gumes. Pode ser usada para enfeitiçar... quando ela é usada no momento correto e da forma correta, pode ser benefica.

A sedução esta presente em homens e mulheres....para fugir da sedução patologica, de predadores devemos nos perguntar: Que tipo de relação queremos em nossa vida?
A maioria das vitimas de assédio por sedução (muitas vezes pessoas inteligentes, bem sucedidas) tinham em comum , alem de uma ingenuidade inadmissivel, um descaso com a sua vida ou um desejo de levar vantagem em algo.

O sedutor esconde um imenso medo da solidão e por sua imaturidade confunde amor com atenção. A busca por esse poder vem da falta de habilidade em abandonar o bebe desamparado que existe dentro de si. 

Referencias: para saber mais leia Assédio por Sedução , Roberto Bo Goldkorn, Edit. Bertrand Brasil
http://bloglog.globo.com/robertogoldkorn/
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário